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quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Uma Abordagem Geral Sobre o Middleware Ginga


 

O padrão brasileiro de TV digital tem como middleware o sistema Ginga, camada de software que permite o desenvolvimento de aplicações interativas portáveis para a TV Digital utilizando a linguagem NCL (Nested Contex Language).
NCL, é uma aplicação XML baseada no NCM (Nested Context Model), modelo conceitual para especificação de documentos hipermídia com sincronização temporal e espacial entre seus objetos de mídia. NCL permite ao autor descrever o comportamento espacial e temporal de uma apresentação multimídia, associar hyperlinks a objetos de mídia, definir alternativas para
apresentação (adaptação) e descrever o layout da apresentação em múltiplos dispositivos.
A autoria de aplicações utilizando linguagens declarativas como NCL, e vantajosa quando o seu desenvolvimento depende apenas de recursos previstos no projeto da linguagem.
No entanto, quando uma aplicação necessita de funcionalidades não previstas pela linguagem declarativa, a solução pode se tornar complicada ou até mesmo impossível.
Em NCL, a realização de muitas tarefas é complicada sem auxílio imperativo, tal como processamento matemético, manipulação sobre textos, uso do canal de interatividade, controle fino do teclado, animações e colisões para objetos gráficos e, de maneira geral, tarefas que necessitem da especificação de algoritmos e estruturas de dados.
Por outro lado, linguagens imperativas, apesar de genéricas, introduzem uma maior complexidade de programação e dependem de uma base lógica que autores de conteúdo audio-visual nem sempre possuem.

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